Esqueceram de mim I, II, III e IV

por Eduardo Godoi

Prezados Leitores

Convido-os a uma breve reflexão sobre o papel de alguns personagens fundamentais para o bom andamento das competições de Luta Livre pertinentes ao Taekwon-Do ITF. Estudando o Referee and Umpire Training Manual, de autoria do Sabum Nim Kurt Ottesen (6o. Dan ITF e membro do ITF Tournament and Umpire Committee), aprendemos que todo ring é administrado por um Conselho de Ring (Ring Council) composto, idealmente, por:

  • um Presidente para comandar todas as ações dos membros do Conselho de Ring;
  • dois Árbitros para auxiliar o Presidente (cronometragem, verificação das credenciais dos atletas, registro de advertências e faltas etc.);
  • um Árbitro Central para conduzir as lutas, principalmente do ponto de vista disciplinar;
  • quatro Árbitros Laterais  para atribuir pontos aos competidores.

Ao longo de nossos “bate-papos extemporâneos”,  tenciono apresentar aos Leitores, com uma profundidade maior, as várias funções desempenhadas num Conselho de Ring e os protocolos de ação correspondentes. Neste artigo, vamos endereçar a nossa atenção para os quatro cantos de um ring, onde encontraremos – solitários – uns pares de olhos que marcam…

Desde 2002, quando fui graduado Faixa Preta 1o. Dan, venho constantemente atuando como Árbitro nos torneios de Taekwon-Do ITF no Brasil. Durante muitos anos, como sucede a todo Árbitro iniciante, trabalhei exclusivamente como Árbitro Lateral, contabilizando os pontos conquistados pelos Atletas e as punições por eles recebidas, atribuindo um vencedor a cada disputa. Aprendi muito neste período, observando atentamente – a partir um ângulo favorável – uma postura bastante diversificada entre os vários colegas de arbitragem.

No entanto, o que me impressiona ainda é o abandono do Árbitro Lateral durante as competições. Distante de outros colegas de arbitragem, sem autorização para levantar-se – nem mesmo durante os intervalos de uma contenda ou durante os intervalos entre lutas consecutivas – o Árbitro Lateral sofre um grande desconforto ao longo de uma jornada, tendo prejudicada, certamente, a qualidade de seu trabalho: o corpo dolorido por permanecer um longo período sentado , fome, sede e algum “aperto” minam continuamente os ânimos de um colaborador essencial para  o sucesso de um torneio. E mais uma solidão… Durante um longo período ninguém dirige palavra ao Árbitro Lateral, que somente é chamado às falas quando eventualmente é questionado (muitas vezes de modo irregular, mas este é um assunto para outro artigo) sobre a qualidade de seu julgamento.

Foi no VIII Campeonato Panamericano de Taekwon-Do ITF, realizado em Florianópolis em 2008 que tive a minha primeira oportunidade de atuar como Árbitro Central e, desde então, procuro sempre dar a maior atenção possível ao meu “time”, cuidando das suas necessidades. Além de cumprir a orientação do ITF Tournament and Umpire Committee, solicitando de tempos em tempos aos Árbitros Laterais que troquem de lugar – o que já lhes promove uma saudável movimentação durante o serviço – verifico, durante os intervalos entre as disputas, se os membros da minha equipe precisam de água, se precisam ir ao banheiro etc. Também converso com eles sobre o nosso desempenho, pergunto se o  meu posicionamento no ring não lhes está eclipsando os Atletas  e convido-os a ter uma participação mais ativa na árbitragem, sinalizando para mim qualquer irregularidade que percebam durante o andamento de uma luta.

É muito importante os Presidentes dos Conselhos de Ring e os Árbitros Centrais aproximarem-se mais de seus colaboradores, tratando-os realmente como integrantes de um time vencedor. Acredito fortemente que, se desenvolvermos um “espírito de equipe” no Conselho de Ring, a motivação de todos será muito maior e a qualidade da arbitragem irá aumentar significativamente.

Bons dias !!!

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: