Ao pé da letra

por Eduardo Godoi

Prezados Leitores

Eu acredito que todo cidadão pode – quando lhe é conveniente – “levar ao pé da letra” as coisas que lê, ouve ou escreve. O exercício da advocacia seria bastante prejudicado se este direito anterior ao próprio Direito não alimentesse disputas cotidianas. Também os amores seriam menos épicos e menos risíveis.  Chatos como eu teriam reduzidas as suas chances de implicarem com o mundo.

“Democratização”

Não são poucas as instituições que usam de modo inadequado a expressão acima. Empresas, escolas, partidos políticos etc. Na verdade, muitas vezes, pretendem apenas exaltar os seus esforços para tornar mais acessível aos integrantes de uma comunidade um produto, um serviço, uma ideologia. Confundem o expandir de suas fronteiras com a defesa da liberdade de expressão.

É pertinente a outros chatos inquirir à Democracia: são inúmeras as representações que o termo assume ao longo da história ocidental e o ideal democrático talvez seja um dos nossos mitos mais caros. Grosso modo, pressupõe o debate responsável, a possibilidade da crítica construtiva, o respeito às diferenças de opinião.

Ressalvas à parte, é compreensível que uma instituição, diante de suas vocações e possibilidades, não seja democrática: um empresário não é obrigado a compartilhar o seu poder de decisão sobre os rumos de sua empresa com os seus colaboradores diretos, com os seus clientes ou com a comunidade que o acolhe. No entanto, toda filosofia séria leva os seus adeptos a questionarem o universo em que se inserem: devemos estar atentos às propagandas enganosas.

(copiado de: http://principetito.blogspot.com/2010/07/censura.html)

Bons dias !!!

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro

Uma resposta

  1. Olá, Edu, gostei muito deste artigo. Em tempos pós-modernos, muitos ideais alentados e trazidos pelo Iluminismo parecem ter caído em desuso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: