Sobre fotos e música

 por Eduardo Godoi

Prezados Leitores

Muitos textos referem-se ao cinema como a “sétima arte”. Ignorando quais são as outras enumeradas, uma breve pesquisa na Wikipedia (www.wikipedia.com) apresentou-me a música, a pintura, a escultura, a arquitetura, a literatura, a coreografia, a fotografia e a história em quadrinhos. A fotografia é citada como a “oitava arte” numa ordem que, para mim, não denota hierarquia que valha.

Aprendi cedo o valor do olhar ritualizado num click, emoldurando o objeto e intervindo em sua realidade, acrescentando-lhe, ao menos, alguma incerteza. Tantos cuidados nas frações de segundo entre a pose – com ou sem intenções – e o percurso decisivo da luz através do obturador. Hoje, o custo relativamente baixo para a geração de imagens banalizou o registro: ante o franco atirador do passado, metralhas imprecisas nos tomam de assalto o cotidiano.

Comparando estilos musicais, eu tenho a impressão de que o jazz sempre foi o melhor enquadrado por lentes fotográficas. Parece-me que o rock, por exemplo, não recebeu ao longo de sua história um tratamento tão generoso e, passo a passo, criou uma linguagem propriamente codificada nos video clips. Encontramos, certamente, instantâneos memoráveis, como muitos dedicados a The Beatles. 

Copiado de http://www.blogar.com.br/pass/2006/04/os_beatles_nunc.html

The Beatles

Copiado de http://www.atrilhasonora.com/2010/03/trilha-especial-beatles-num-ceu-de.html

The Beatles

Além das cenas corriqueiras envolvendo os músicos, a fotografia do rock, em geral, procura transmitir uma “atitude”, seja ela irreverente, sensual, libertária ou agressiva. A seguir, destaco a obra clássica da fotografa britânica Pennie Smith retratando Paul Simonon da banda The Clash pronto para destruir o seu contrabaixo durante uma apresentação.

Paul Simonon - The Clash

Paul Simonon - The Clash

Em uma edição especial, a revista Q Magazine (www.qthemusic.com) elegeu esta  como uma das melhores fotos sobre rock de todos os tempos. Uma reportagem publicada em 2003 repete as palavras de Paul du Noyer, editor daquela edição : “This was a picture that lots of photographers mentioned without prompting… it’s a classic picture because it captures the ultimate rock ‘n’ roll moment – total loss of control” (www.repeatfanzine.co.uk).

 

Herman Leonard (1923 – 2010)

Como amante de ambos os estilos musicais, não consigo imaginar um video clip com músicos de jazz. Talvez, um Louis Armstrong ou um Miles Davis em fases mais avançadas de suas carreiras ou, mais recentemente, um John Pizzarelli meeting The Beatles… Creio que a alma do jazz pulsa mais fortemente nas sombras e nos contrastes do retrato em branco e preto com a fumaça dos cigarros dando movimento aos corpos.

Sonny Stitt por Herman Leonard

Uma pesquisa rápida na internet revelará inúmeras faces do jazz retratadas por Herman Leonard, considerado por muitos como o fotógrafo que melhor captou, através de suas lentes, a emoção transmitida por sua música e por seus heróis.  E é neste ponto que se distinguem, para mim, a fotografia do rock e a fotografia do jazz. A “atitude” do primeiro soa, em muitos casos, uma pose ensaiada, um marketing bem feito. Já o blues feeling do segundo nos chega muito naturalmente a partir da imagem solitária de um mito.

Duke Ellington por Herman Leonard

Das obras-primas de Herman Leonard, o que mais me encanta é o registro da felicidade de Duke Ellington ao ouvir Ella Fitzgerald, tendo  ao seu lado e mais ao fundo, Benny Goodman. Em momentos vários, recebi como um bálsamo a sua voz cantando “Someone to watch over me” enquanto contemplava essa imagem reproduzida em um album da Decca (Ella: Legendary Decca Recordings).
Ella Fitzgerald, Duke Ellington e Benny Goodman

Ella Fitzgerald, Duke Ellington e Benny Goodman

Bons dias !!!

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro

Uma resposta

  1. Olá, Boosabum Eduardo Godoi! Parabéns pelo altíssimo nível deste blog! Os textos aqui apresentados são bastante interessantes e instrutivos… Muito sucesso e ótimas conquistas! Abraços!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: