Boa forma

por Eduardo Godoi

Prezados Leitores

Lembro-me de um fato curioso ocorrido em 1998. Naquele ano, disputando o campeonato nacional numa categoria correspondente a minha graduação, sagrei-me “Campeão de Forma”. Uma de minhas irmãs, orgulhosa desta conquista, divulgou-a entre as suas muitas colegas de faculdade, o que gerou, em algumas delas, certo interesse em me conhecer. Não tardou o encontro e a decepção ao verem chegando a casa de minha irmã um corpo franzino, nada hercúleo: a minha “boa forma” era de outra natureza.

No Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do (mais conhecido como Taekwon-Do estilo ITF), as Formas (em coreano, usamos a expressão Tul) ocupam um lugar de grande destaque na vida de um praticante sério e os seus aprendizados exigem muita dedicação e a orientação de Instrutores e Mestres qualificados (no web site www.fbt.org.br encontramos, no campo “Academias”, uma relação de locais onde excelentes profissionais ensinam o Taekwon-Do ITF). Também a International Taekwon-Do Federation – ITF exige de seus Instrutores e Mestres a participação regular em cursos internacionais oferecidos com o objetivo de se manter um alto padrão de qualidade técnica em todo o mundo.

O que é uma Forma?

No primeiro volume da obra Legacy (versão em inglês de uma enciclopédia escrita pelo criador do Taekwon-Do, o General Choi Hong Hi e somando quinze volumes), encontramos a seguinte definição:

“Patterns are various fundamental movements, most of which represent either attack or defense techniques, set to a fixed and logical sequence.” (Legacy, volume 1, página 153)

De um modo mais simples, podemos dizer que uma Forma equivale a uma “coreografia” em que, a cada passo, executa-se um movimento já determinado pelo criador do Taekwon-Do com o objetivo de se aperfeiçoar a técnica, buscando sempre os ataques e as defesas ideais. Existem, no total, vinte e quatro Formas, cada uma com uma sequência própria de movimentos e exigindo diferentes habilidades do praticante.

Convido todos os Leitores a conhecerem melhor esta dimensão tão importante de nossa arte marcial, assitindo ao Sabum Nim Ricardo Ramírez (5o. Dan ITF) executando o Tul nomeado Choong Moo.

Este filme foi gravado pelo Boosabum Giovani Godoi (2o. Dan ITF) e faz parte de uma coletânea de filmes a disposição no “canal do YouTube” intitulado TKD Harmonia Jaguar B. Giovani. Recomendo fortemente a todos os Leitores uma visita a:

http://www.youtube.com/user/TKDJAGUAR

Bons dias !!!

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro

2 Respostas

  1. Parabens Boosabun,eu acho q me lembro disso,muito legal,Abraço para todos vcs ai em Loveira Sucesso com esta arte de aprender…

    • Olá, Marco !

      Como vai ? Bons dias !!!

      Muito obrigado pelo apoio. Quando puder, venha nos visitar e treinar conosco (consulte os horários na aba intitulada “Aulas de Taekwon-Do em Louviera”.

      Inté ! Um forte abraço !!!

      Boosabum Eduardo Godoi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: