O Chefão

por Laís Semis

Não é difícil manter empatia pela figura serena e amigável do cara mais politicamente correto que o rock já teve o prazer de batizar. Há mais de dez anos que seu nome está no Rock’n’Roll Hall Of Fame, com sua voz rouca, o cara que aprendeu a fazer sua guitarra a falar foi apelidado de “The Boss” pelos americanos.

Capa do disco “Born to Run”, de Bruce Springsteen

Bruce Springsteen, agora com 61 anos, três filhos, 19 álbuns, adora sair em turnê e já faz uns anos que divide seu tempo entra a música e a família. Foi um garoto de infância solitária, sem muitos amigos, educado numa escola católica, criado numa família de italianos e irlandeses, Bruce pegou numa guitarra pela primeira vez aos nove anos (embora só viesse a tocá-la quatro anos mais tarde), na mesma época em Elvis Presley o deixou fascinado ao aparecer no programa Ed Sullivan’s Show.

Em 76 tentou se encontrar pessoalmente com seu ídolo, um ano após ter lançado o “Born to Run”, seu terceiro álbum, mas foi em vão.  Bruce pulou o muro de Graceland para bater à porta de Elvis Presley, mas ele não estava lá; então foi conduzido por seus seguranças para fora da propriedade. O encontro com Elvis nunca aconteceu e deve ser por isso que Bruce se desdobra tanto para atender a todos que o procuram para um autógrafo, um agradecimento, uma troca de palavras.

                                                             (“Thunder Road”)

Ele foi acusado de não fazer rock de verdade por Lemmy Kilmister, do Motörhead, mas para críticos como Jon Landau, ele é a demonstração mais pura do espírito do rock.

O domínio que ele mantém há quase 40 anos sobre o público é uma relação de respeito e de grande adoração. Para eles, Bruce é aquele mesmo homem simples que caminha pelas Ruas da Filadélfia (exatamente como no clipe), um visionário, um romântico sincero, cheio de energia e, o mais importante de tudo, honesto consigo mesmo e com suas canções.

                                                         (“Streets of Philadelphia”)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: