Considerações gerais sobre o diagnóstico psicológico esportivo

por                      Daniel Bartholomeu

Afonso Antonio Machado

José Maria Montiel

O efeito do esporte na vida das pessoas ou como essas se ajustam a ele são tópicos que não foram muito versados na comunidade psicológica por um longo período de tempo. A psicologia do esporte emergiu numa tentativa de compreender e optimizar o desempenho de atletas. Nesse contexto, o termo “psicologia do esporte” adquiriu dois significados um tanto diferentes, sendo que, um deles se refere a prática da psicologia por profissionais que se especializaram no trabalho com atletas em uma variedade de contextos desportivos; e o outro advém ao se tentar analisar o desenvolvimento da psicologia do esporte como disciplina acadêmica, comumente encontrada em universidades. Nessa última perspectiva enfatizam-se tanto os fatores que influenciam a participação no esporte e exercícios de forma geral como os efeitos psicológicos derivados dessa participação (Bartholomeu & colaboradores, 2009).

A prática cotidiana do psicólogo do esporte dentro de equipes desportivas apresenta algumas etapas bem delineadas que constituem, como um todo, o processo de preparação psicológica. Essa envolve basicamente atividades de psicodiagnóstico, planificação e intervenção psicológica, assim como reavaliação. Nesse contexto, as atividades de psicodiagnóstico esportivo ganham relevância, já que as características analisadas nesse primeiro momento envolverão rastreio de pontos fortes e fracos do ponto de vista do desempenho esportivo e psicológico dos atletas que possibilitarão delinear os planos de intervenção tanto psicológica como física ou tática. Especificamente do aspecto psicológico, o psicólogo do esporte dispõe de inúmeros instrumentos de avaliação de características psicossociais relevantes ao diagnóstico psicológico dos atletas, como testes de ansiedade, depressão, personalidade, entre outros.

De fato, poucas áreas no âmbito da Psicologia do esporte tem produzido mais debates do que a da avaliação psicológica e isso se deve ao fato de que muitos dos escores produzidos por testes psicológicos, por vezes não associam-se à performance esportiva. Algumas dessas limitações são evidenciadas em decorrência de problemas na construção e validação dos instrumentos desenvolvidos para a área. A maior parte dos métodos psicodiagnósticos estavam condicionados às particularidades e métodos da psicologia no geral. Assim, os primeiros instrumentos psicológicos empregados em contextos esportivos visavam uma avaliação clínica do mesmo, desconsiderando as peculiaridades que cada prática apresenta. Argumentava-se que a maior parte desses instrumentos explicavam uma parcela limitada da realidade e não teriam um poder preditivo sobre o comportamento atlético, principalmente em competição.

À parte dos estudos com testes, um processo de avaliação não é composto somente de testes psicológicos, mas de outros procedimentos de coleta de informações sobre a pessoa. Assim, uma das preocupações atuais reside no diagnóstico esportivo em que essas várias formas de avaliação devem ser sempre arroladas. Nesse contexto, o educador físico adquire papel fundamental já que dispõe de informações específicas da modalidade e dos atletas em situação de jogo, o que favorece um melhor diagnóstico específico. Psicólogos e educadores físicos devem trabalhar em conjunto para estabelecer um bom diagnóstico esportivo, principalmente em situações de transtornos mentais associados ao esporte em sua presença e mesmo intervenção. Assim, o foco não mais recai sobre o desempenho atlético simplesmente, mas sobre a saúde mental dentro do contexto esportivo.

Referências

Bartholomeu, D.; Machado, A.A.; Spigato, F.; Bartholomeu, L.L.; Cozza, H.P.;& Montiel, J.M. (2009). Traços de personalidade, ansiedade e depressão em jogadores de futebol. Revista brasileira de psicologia do esporte, 4(4).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: