A contradição dos garotos imaginários

Por Laís Semis

A escuridão melancólica invadiu o pop nos anos 80, como se bolinhas de sabão explodissem no céu de uma Londres nebulosa. Ao mesmo tempo que mantém um visual dark, maquiagem pesada, eles estão dançando em clips, com alguém usando uma jaquetinha dourada, carregando gatinhos.  Sempre achei que o The Cure fosse um paradoxo que consegue conviver perfeitamente com suas próprias contradições.

É o tipo de banda que atrai fãs de todos os jeitos, prova disso foi o tributo da MTV “Icon The Cure”. O especial foi apresentado em 2004 pelo, no mínimo, esquisitíssimo Marilyn Mason e reuniu bandas de diferentes estilos; Razorlight, blink-182 (grandes fãs de Robert Smith e que gravaram a faixa “All Of This” do seu último disco com sua participação), Metallica, Chili Peppers, Audioslave para prestar suas homenagens. O palco trazia no cenário uma floresta de árvores secas, cheia de neblina e com luzes coloridas, como num pesadelo.

E, incrivelmente, nesse ambiente ainda é possível sentir um senso de humor. Despertando a contradição, distorcendo a suposta beleza das flores, enquanto falam de amor, discursando sob melodias facilmente reconhecíveis.

Peles pálidas, batons borrados, capelos despenteados. Um visual consolidado que, se pode te remeter à toda uma era glam pourpurina, consegue numa figura simpática te remeter mais precisamente ao Robert Smith e ao Cure. Não seria exagero dizer que Robert Smith é o próprio The Cure, visto que é o único integrante que sobreviveu a todas as gerações que se sucederam dentro da banda e ainda hoje o The Cure é o mesmo de quando lançaram “Three Imaginary Boys”.

The Cure, a boa contradição

Imaginários ou não, o The Cure deve ser mesmo como a faixa integrante do último álbum deles, o “Disintegration”: uma noite de delírios de garotos fortes, que não choram.

2 Respostas

  1. […] The busiest day of the year was 22 de dezembro with 377 views. The most popular post that day was A contradição dos garotos imaginários. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: