Voa canarinho, voa…

por Eduardo Godoi

Prezados Leitores

Em 2 de setembro de 2010, a Seleção Brasileira de Futebol participou de um jogo amistoso no velho continente e o reporter Paulo Passos publicou, no portal iG Esportes, um texto muito interessante sobre uma praça pública, situada em uma cidade da Catalunha, na Espanha, em cujo gramado não é permitido jogar bola e nem mesmo pisar. Certamente, existem em todo o mundo inúmeras outras praças com estas mesmas características e devemos inquirir o que há de realmente singular neste campo. Vale à pena acompanharmos algumas linhas do jornalista antes de retomarmos a nossa conversa.

«Para qualquer brasileiro que se interesse um pouco por futebol a palavra “Sarrià” remete a uma das derrotas mais dolorosas da seleção. Foi no estádio com esse nome, na cidade de Barcelona, que o festejado time comandado por Telê Santana perdeu para a Itália no Mundial de 1982. Já para a maioria dos moradores da cidade que receberá a seleção brasileira nesta quinta-feira, Sarrià é apenas um bairro de classe alta da capital da Catalunha.

Não foi só da memória dos barceloneses que o estádio, onde o Brasil caiu na Copa da Espanha, desapareceu. Desde 1997, o próprio não existe mais. No lugar, foi feita uma praça, rodeada por prédios residenciais e uma escola.» (http://esporte.ig.com.br/futebol/2010/09/02/palco+da+frustracao+de+82+sarria+some+e+da+lugar+a+praca+para+passeios+9579885.html

Mesmo tendo a consciência de que sou apenas um amador pouco versado nas quatro linhas, sustento, diante qualquer boleiro, que esta foi a melhor equipe de futebol a desfilar pelos gramados nos últimos trinta anos. A derrota que todos choramos abertamente naquele 5 de julho de 1982 não foi apenas a da Seleção Brasileira: foi de todo o futebol, de toda uma arte. O Carrossel Holandês já fora vítimado, em 1974, por uma Alemanha briosa, mas sem brilho. A incompreensão de um novo e tão improvável revés serve até nossos dias para justificar os empregos e os altos salários de uma quantidade significativa de “pernas de pau” e “brucutus”.

Naquele mesmo 1982, o Prêmio Esso de Jornalismo elegeu, para vencedor na categoria “Fotografia”, uma imagem originalmente publicada no Jornal da Tarde e que ficou associada, através de sua reprodução em diversos contextos, à “Trajédia do Sarrià”. De autoria de Reginaldo Manente, a foto reproduzida abaixo traz consigo a descrição que a acompanha no web site do Prêmio Esso de Jornalismo. (www.premioesso.com.br)

O dia em que o Brasil perdeu para a Itália por 3 a 2, deixando escapar, na Espanha, o titulo de tetracampeão mundial de futebol, foi de tristeza nacional. O menino chorando era o retrato de 120 milhões de brasileiros, naquele instante.

De onde vem tanta magia?

A Seleção Brasileira de Futebou marcou onze gols antológicos na Copa do Mundo disputada na Espanha, em 1982. A grande maioria fruto de um trabalho em equipe caracterizado por passes rápidos, precisos e elegantes, coroados algumas vezes com dribles eficientes. O filme a seguir dirime qualquer dúvida que se possa ainda ter sobre o mais alto grau de excelência alcançado nos últimos trinta anos por um time de futebol.

Técnico: Telê Santana

Jogadores: Valdir Peres (São Paulo), Leandro (Flamengo), Oscar (São Paulo), Luisinho (Atlético Mineiro), Júnior (Flamengo), Cerezo (Atlético Mineiro), Falcão (Roma), Sócrates (Corinthians), Zico (Flamengo), Serginho (São Paulo), Éder (Atlético Mineiro), Paulo Sérgio (Botafogo), Carlos (Ponte Preta), Edevaldo (Internacional), Edinho (Fluminense), Juninho (Ponte Preta), Pedrinho (Vasco), Batista (Grêmio), Paulo Isidoro (Grêmio), Dirceu (Atlético de Madrid), Renato (São Paulo), Roberto Dinamite (Vasco).

Bons dias !!!

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: