Quem manda no samba

por Laís Semis

42 anos depois de seu auto-exílio na Itália pela repressão da ditadura militar, “Chico” mostra que os dias mais conturbados se transformaram num novo amor. Como indica o título é um disco autobiográfico, de alguém que não sabe pra que “uma outra história de amor a essa hora”.

"Chico", disco autobiográfico do cantor

E as marcas de idades e gerações seguem entre ironias e declarações nas letras. “Essa Pequena” (“meu tempo é curto, o tempo dela sobra; meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora”), “Tipo um Baião” (“você diz que está tipo a fim de se jogar de cara num romance, assim, tipo para a vida inteira”) e “Se Eu Soubesse” (“ah, se eu pudesse te diria, na boa, não sou mais uma das tais”) poetizam esse novo relacionamento e também fase da vida em que se encontra Chico Buarque, 67.

A dona dos cabelos cor-de-abóbora que circula nas canções é Thaís Gulin. É com ela também que ele divide os vocais de “Se Eu Soubesse”.  Outra participação com que conta o disco é a Wilson das Neves na faixa “Sou Eu”. Embora cante no embalo do amor e da contemplação, nem só de romance ressoa “Chico”; ele ainda vive sem abandonar o futebol, as festas populares e o samba.

E, sobre estes tempos modernos, ainda tem “Nina”, canção sobre uma amizade à distância com uma estranha de Moscou (“Nina diz que se quiser posso ver na tela, a cidade, o bairro, a chaminé da casa dela”). O disco termina com “Sinhá”, fugindo do caráter pessoal que tem o álbum, remetendo a uma história de engenho. E, devido à intensidade do disco – que completa tão bem a discografia do cantor e compositor, Chico Buarque diz que não pretende, pelo menos tão cedo, sair em turnê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: