Trompa

Por Igor Santos

A trompa é um instrumento de sopro que pertence à família dos metais, conhecida por seu som suave, porém, agressivo nos momentos desejáveis. Suas características sonoras são de extrema riqueza em harmonia e, com a mão dentro da campana, permite uma grande variedade de timbres que se assemelham muito com os da voz humana.

São aproximadamente cerca de 3,5 metros de cubo metálico enrolado varias vezes com 3 ou 4 rotores dependendo do modelo e categoria, uma campana em uma extremidade, com o bocal na outra em que o som  se produz com o sopro do músico. Este instrumento, em especial, requer uma atenção em relação ao músico que o toca, pois o trompista tem sua concentração focada em várias coisas ao mesmo tempo: respiração, altura das notas (que se produz nos lábios), mão esquerda focada nos rotores,  mão direita na afinação e com a dinâmica de volume e altura dos timbres na campana. E, como a trompa tem suas notas muito perto uma das outras, o trompista necessita  poder solfejar com facilidade e ter um ótimo ouvido em relação a afinação.

Sua historia vem de muito tempo atrás como uma evolução dos chifres de animais que os homens usavam como instrumento e sinalização à caça. A partir da idade média, a trompa já desenvolvida para um metal, começou a ganhar características musicais e sonoras e principalmente seu espaço nas orquestras com a inicialização dos compositores na época. Hoje a trompa é muito usada na modernidade, principalmente na  parte sinfônica, sendo usada em todas as 9 sinfonias de Beethoven e Mozart. Mahler pede 10 trompas em sua 2ª sinfonia. Mas na atualidade estão a se abrir timidamente opções para a popular.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: