Do leite do tigre de pelúcia

por Laís Semis

O dia era uma tarde de céu tão gelado que parecia o início de uma manhã ainda se projetando para existir. As árvores, vestidas de fantasia de inverno, se cobriam do branco que caia sobre elas. Assustada e atenta a barulhos mínimos, como galhos se partindo e o vento sorrindo, uma raposa desacompanhada. Sem destino certo, calculando passos, ela se esconde entre os tocos ocos das árvores maiores para se proteger do frio, da garoa em flocos que parte da imensidão cinzenta acima de tudo.

A trilha sonora que corta o silêncio é um som traçado no peito, trazendo confissões melancólicas, vontades felizes e sonhadoras, narrando amores sofridos e muitas histórias. A linha é The Smiths, embora musicalmente mais sóbrio e delicado, ao mesmo tempo que mais alegre.  Imagens e cenas permeiam a banda, o que pode ser bem notado (além das músicas e clipes) pelas capas dos discos. Uma característica que também pode ser notada nos Smiths.

Paralela ao sucesso de sua década, em contra-mão do grunge e do brit-pop, os 7 escoceses que integram a banda criaram um padrão próprio. E tanto o é que, simplesmente ouvindo Belle & Sebastian, não dá pra imaginar que o primeiro disco deles, “Tigermilk”, data 1996.

A dancinha da banda é desajeitada, de publicidade, entrevistas e fotos querem passar longe; publicamente eles são uma banda apagada, mas longe dos holofotes e dos escândalos, eles têm um repertório que exalta beleza.

A reflexiva capa de "Write About Love", de Belle & Sebastian

Acredito que a moça, que ilustra a capa de “Write about Love” (2010), descreve o ouvir Belle & Sebastian. Mas, Belle & Sebastian, a cada disco, também é um convite que deve ser seguido mais pela curiosidade das capas do que pelos títulos (intrigantes) e um convite a ser aceito aos poucos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: