Considerações sobre as posições sociais

por                     Edson Simões

Paula Chiqueto

Os relacionamentos sociais fazem parte do conceito de qualidade de vida, segundo a Wikipédia, a enciclopédia virtual mais acessada. Olhando para as relações hoje, a Wikipédia é mais acessada do que os nossos relacionamentos sociais. A palavra comprometimento vem se distanciando cada vez mais dos relacionamentos, e em todo o grau de relação, seja familiar, de trabalho, de amizade, entre outras. E se levarmos em conta que a Consciência é sempre intencional (Berger & Luckman,1985), essa mudança vem justamente de nós, e não por um acaso da situação.

Ciampa (1996), diz que a nossa posição social começa a se definir pelas relações sociais mais primárias, ou seja, a nossa história de vida, as nossas referências. Ocultando-as, como se dará a posição social? Quais serão os quesitos se não pelos relacionamentos sociais para delimitar o espaço que ocupamos em sociedade? Ou será esta fase apenas uma parte da caminhada que resultará numa nova forma de se viver – isolado. Se assim o for não precisaremos realmente de uma posição social, pois não tendo relacionamentos, não precisaremos nos diferenciarmos ou nos igualarmos.

Será que estamos aptos a vivermos sozinhos, sem qualquer ajuda de outrem? O computador somado a internet preencherá todo esse espaço? Não precisaremos mais de referências, de modelos, do certo e do errado. Somos a nova (HUM)ANIDADE. O que se tornará “o outro” na nossa vida? Simplesmente “aquele lá”?

Em breve trocaremos a palavra relacionamentos por encontros. Qual a diferença? Só o tempo dirá…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: