O brincar como estratégia lúdica no desenvolvimento da aprendizagem

por                      Débora Machado

Fabiana Dourado

Laura Silva

Paola Naccarati

Daniel Bartholomeu

José Maria Montiel

O brincar está presente em quase todas as culturas, porém muitas pessoas não sabem sua real importância, a atividade lúdica é um dos fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento infantil, e um dos aspectos deste e o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança. Além do prazer que as brincadeiras proporcionam por meio delas as crianças podem também exprimir a agressividade, estabelecer contatos sociais, dominar a angústia, aumentar as experiências além de proporcionar a exteriorização de medos e angústias, atua como uma válvula de escape para as emoções (FRIEDMANN,1996).

O lúdico consiste no ato de brincar por meio da experimentação de vários temas como, o prazer, a descoberta, o domínio, a criatividade, é também uma ferramenta que ajuda a aprimorar as habilidades cognitivas, sociais e emocionais infantis. Por meio do brincar as crianças expressão suas emoções, fantasias e vontades, projetam seus conflitos e anseios, tem interação social com outras crianças, além de ser uma forma de estímulo para a aprendizagem. Assim, pode se observar que a ludicidade se apresenta como um fator importante no desenvolvimento global da criança, pois é uma maneira de estimular, aprender e aprimorar as habilidades cognitivas e emocionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: