O não pertencer

por Laís Semis

O sentimento de não pertencer é solitário. Não é apenas não ser parte de; o não pertencer é, na maioria das vezes, um sentimento, uma sensação. Se sentir deslocado, está sempre relacionado à uma não satisfação e diante disso cabe à alguns aceitar a parte que lhe cabe do latifúndio ou transformar, tornar o ambiente algo que lhe faça um sentido maior ou que lhe conforte de alguma forma.

Thom Yorke, vocalista da banda inglesa Radiohead

Thom Yorke, vocalista da banda inglesa Radiohead


Em 1992, o sucesso de “Creep” (e os famosos versos “I wish I was special, so fucking special, but I’m a creep, I’m a weirdo, what the hell am I doing here? I don’t belong here”) provou que uma banda de “deslocados” poderiam ter incontáveis fãs ao redor do mundo compartilhando o mesmo sentimento.

E foi procurando se encaixar que o Radiohead provou caminhos alternativos. Os esquisitões firmaram respeito com “Ok Computer”, de 97. Sempre Radiohead, “Ok Computer” veleja num psicodelismo de paranoias em um mundo não compreendido e que não compreende, ao mesmo tempo em que se mostra um álbum de deliciosa audição, tido sempre nas listas de melhores discos do rock.

O Radiohead também teve consciência de que tanto os tempos quanto o mercado fonográfico estava mudando. A sensibilidade disso veio estampada na comercialização de seu 7º disco em 2007. O “In Rainbows” foi disponibilizado pela própria banda para download e a política de download era a de que você poderia pagar quanto quisesse para ter as músicas do então novo álbum. Podia-se pagar o valor que cada um considerava que “In Rainbows” valia – inclusive nada.

Se a medida era arriscada, o Radiohead ao longo da consolidação de sua carreira mostrou que fugir do convencional, parecer estranho e deslocado do mundo ao redor pode funcionar muito bem. Afinal, ninguém está tão sozinho como imagina.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: