História do Taekwon-Do/Taekwondo no Brasil

por Luiz Carlos Silva

Julho de 1970: o Taekwondo entra oficialmente no Brasil, em São Paulo, através do Instrutor Internacional Cho, Sang Min, na época 6º dan, enviado pelo famoso General da Arma de Infantaria do Exército Regular da República da Coréia, CHOI, HONG HI (1918-2002), fundador e presidente da entidade máxima que administrava a arte no mundo naqueles tempos a ITF – International Taekwondo Federation, estabelecida pelo próprio general em Seul, exatamente no dia  22 de Março do ano de 1966. General Choi também foi Embaixador da República da Coréia na Malásia (gestão 1962-1965).

Cho, Sang Min foi um dos notáveis peritos da República da Coréia selecionados diretamente pelo lendário general para divulgar a arte pelo mundo, coube o Brasil ao Grão mestre Cho.

Grão Mestre Cho, Sang Min, enviado ao Brasil pelo General Choi, Hong Hi  para introduzir o Taekwon-Do em nosso país.

Grão Mestre Cho, Sang Min, enviado ao Brasil pelo General Choi, Hong Hi para introduzir o Taekwon-Do em nosso país.

Sobre o General Choi Hong Hi

Coube exatamente ao General Choi Hong Hi cumprindo missão a ele atribuída pelo 1º Pres. da República da Coréia Syng Man Rhee (1875-1965) a histórica tarefa de convocar um comitê formado pelas principais lideranças da Sociedade Civil e Militar da República da Coréia, justamente para avaliar o status das artes marciais coreanas e também unificá-las sob um único nome, o comitê reuniu-se formalmente no dia 11 de Abril de 1955.

General Choi Hong Hi, fundador do Taekwon-Do estilo Ch'ang Hon.

General Choi Hong Hi, fundador do Taekwon-Do estilo Ch’ang Hon.

Foi exatamente o Gen. Choi Hong Hi, quem criou o estilo Chan Hun e as belíssimas formas próprias em nº de 24. Tchon Ji até Tong iL.

Presidentes de vários países, inclusive do mundo ocidental chamaram o general Choi para o mesmo relatar pessoalmente sobre o tão falado Taekwondo militar na época chamado popularmente de Karate coreano militar, praticado pelas forças militares da República da Coréia, justamente devido a magnífica, extraordinária eficácia na guerra do Vietnã, levando os combatentes vietcongues receber a orientação por parte de seus superiores para não enfrentarem os militares coreanos na selva, e sim retirarem-se tamanha a superioridade das tropas coreanas tendo em vista a extraordinária perícia nas técnicas do Taekwondo, no combate corpo a corpo por ocasião de encontros entre tropas da República da Coréia, principalmente por parte das patrulhas de militares coreanos na selva vietnamita.

Esclarecimento: É importante ressaltar que nos anos 60, principalmente no final desta década (60) alguns coreanos que imigraram para países do Ocidente, individualmente, por iniciativa própria, ou seja, não oficialmente em missão de convênio, intercâmbio, inclusive alguns de baixa graduação, ensinaram informalmente artes marciais como, por exemplo: KUK SOOL, TANG SOO DO MDK, porém não eram registrados, oficializados, formalizados.

KOREA TAEKWONDO ASSOCIATION.

Também é fundamental salientar que a Korea Taekwondo Association, estabelecida exatamente em 03 de Setembro de 1959 pelo General Choi Hong Hi (1918-2002), é a Entidade Nacional específica como o próprio nome cita Coréia, para as questões dentro do país, no caso a República da Coréia.

MOO DUK KWAN

Também é importante ressaltar que o fundador da “Moo Duk Kwan ORIGINAL”, Grão Mestre Hwang Kee (1914-2002) nunca aceitou o nome Taekwondo, ou seja, nunca utilizou a palavra Taekwondo, pois usou para a arte:

Inicialmente o termo Hwa Soo Do, (Hwa em referência a Hwa Rang) depois Tang Soo Do e posteriormente Soo Bahk Do.

Em Setembro de 1953 ele fundou a Korean Tang Soo Do Association.

No mês de Junho de 1960 ele estabeleceu a Korean Soo Bahk Do Association, assim substituindo a Korean Tang Soo Do Association.

Hwang Kee também nunca aderiu, jamais utilizou as formas próprias do Taekwondo ITF (fundada em Seul em 22.03.1966) chamadas de formas “Chan Hun” assim como nunca utilizou as formas do Taekwondo adotadas pelo Kuk Ki Won chamadas Palgye (8), Taeguk (8) para a categoria Gub; Hwang também jamais aderiu as de dan em nº. de 9, ou seja, de Koryo até Ilyo.

Ao invés, as formas utilizadas pela Moo Duk Kwan original são:

Kicho (03), Pyong Ahn (5), Bassai, Naihanchi, Sip Soo, Chin To, Kong Sang Koon, Ro Hai, Wang Shu, Sei Shan, Jion, Oh Si Sa Bo etc.

Ele também criou o uniforme específico para sua arte, justamente para diferenciar do uniforme do Taekwondo, ou seja, com uma listra no contorno de toda a gola e também nos punhos.

A faixa na categoria dan é azul escura, e a partir de 4º dan com uma listra vermelha em todo o meio. Ele criou o emblema com dois ramos e embaixo com caracteres chineses (chamado Hanja pelos coreanos).

Obviamente Hwang sempre teve sua Federação própria, inclusive a nível mundial.

É importante salientar que nos últimos tempos Hwang Kee passou a chamar a arte de Soo Bahk Do.

DISSIDÊNCIAS NA MOO DUK KWAN.

Houve várias dissidências na Moo Duk Kwan. Por exemplo, houve facções, (divisões) que se separaram de Hwang, porém continuaram fiéis a Hwang em relação ao nome da arte, ou seja, continuaram e continuam usando o nome Tang Soo Do, como por exemplo, entre outras as de seus discípulos e seguidores:

J.C. Shim (WTA World TANG SOO DO Association),

J.J. Kim (1929-2007) WTTF World TANG SOO DO Traditional Federation

C.S. Kim (ITF International TANG SOO DO FEDERATION,

Estes mestres, entre outros criaram suas Organizações próprias, acima citadas, principalmente nos EUA praticam as formas utilizadas por Hwang, desde Kicho, Pyong Ahn, Bassai e assim por diante.

ADESÃO AO TAEKWONDO

Por outro lado, muitos membros da Moo Duk Kwan Tang Soo Do, anos depois simplesmente passaram diretamente de maneira individual para o Taekwondo.

Também houve um grupo, uma dissidência que se desligou da Moo Duk Kwan Tang Soo Do original de Hwang Kee, estes dissidentes liderados por Chong Soo Hong fundaram a Moo Duk Kwan Taekwondo Association assim aderindo ao Taekwondo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: