Esclarecimento dos constantes equívocos sobre a história do Taekwon-Do / Taekwondo na internet

por Luiz Carlos Silva

EQUÍVOCOS:

1) A Moo Duk Kwan foi fundada em 1947.

2) Em 1952 aconteceu a famosa demonstração dos peritos militares da 29ª Divisão de Infantaria para o 1º presidente da República da República

3) A OH Do Kwan foi fundada em 1955.

4) A Korea Taekwondo Association foi fundada em 1961.

5) CHI DO KWAN e JI DO KWAN, são escolas diferentes.

6) A 1ª excursão para demonstrar a arte do Taekwondo para fora da República da Coréia ocorreu no ano de 1965.

O CORRETO:

1)  A Moo Duk kwan foi fundada exatamente no dia 09 de novembro do ano de 1945, pelo GM Hwang Kee, sempre lembrando que ele nasceu exatamente no dia 09 de novembro do ano de 1914 e faleceu em 14 de Julho de 2002

2) A famosa demonstração da arte para o 1º presidente da Coréia do Sul, ocorreu no ano de 1954, e nem poderia ter ocorrido no ano de 1952, pois a demonstração foi realizada pelos peritos militares da 29ª Divisão de Infantaria do Exército da República da Coréia. A 29ª Divisão de Infantaria foi fundada pelo General Choi Hong Hi exatamente no 2º semestre de 1953, portanto nem existia em 1952.

3) Conforme o General Choi (1918-2002) disse em muitas e muitas oportunidades a Oh Do Kwan  foi estabelecida pelo próprio General Choi no 2º semestre do ano de 1954 logo após a famosa demonstração para o 1º presidente da República da Coréia Dr. Syng Man Rhee(1875-1965), e no próximo ano 1955 em 11 de Abril ocorreu a famosa conferência, onde foi sugerido oficialmente o nome Taekwondo pelo General Choi.

4) A Korea Taekwondo Association foi fundada pelo General Choi Hong Hi exatamente no dia 03 de Setembro do ano de 1959.

5) Chi Do Kwan e Ji Do Kwan é a mesma palavra, ocorre uma diferença de pronúncia tradução para a letra J e Ch (X). Alguns que postaram na Internet colocaram erroneamente como duas escolas distintas, este erro  já foi muitas vezes esclarecido na Internet.

6) A 1ª Excursão de peritos de Taekwondo para demonstrar a arte fora da República da Coréia, ocorreu no mes de março do ano de 1959. Foi exatamente em Taiwan e Vietnã. Foi uma equipe de peritos militares convidados oficialmente por estes países para lá demonstrar a arte já com o nome Taekwondo. O chefe da missão foi o General Choi Hong Hi.

É importante ressaltar que em 1965 ocorreu a 1ª Excursão de Peritos Civis (Good Will tour) foram eles (peritos):

Han Cha Kyo, Kim Jun Kun, Kwon Jae Hwa e Park Jong Soo para demonstrar o Taekwondo para fora da Coréia do Sul, em missão oficial do governo sul coreano tendo sido designado o general Choi Hong Hi como chefe da missão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: