A importância da afetividade para o desenvolvimento cognitivo

por                     Patricia Villela 

Juliana F. Cecato

Daniel Bartholomeu

José M. Montiel

A afetividade pode ser entendida como uma energia que move as ações humanas. Sem afetividade não há interesse ou motivação, pois o ser humano se desenvolve a partir da qualidade das relações e trocas com o outro (VIGOTSKY, 1998). Partindo deste pressuposto, a vida na escola, adquire grande relevância, já que afetividade e aprendizagem estão ligadas, e é no âmbito da relação professor-aluno que acontece a construção do conhecimento, o desenvolvimento da inteligência emocional e o processo de avaliação da aprendizagem. É portanto, na escola, os alunos experimentam os mais diversos afetos, tanto o prazer de obter sucesso em uma atividade como a raiva em discutir com um colega (COSTA; SOUZA, 2006).

A afetividade estende-se em etapas evolutivas, sendo a primeira delas de base orgânica e seus motivos estão relacionados à bem ou mal estar. Com influência do meio esta base orgânica modifica-se para meios de expressão mais diferenciados, e aí começa o período emocional. O meio é necessário para modelagem do indivíduo. A afetividade é o ponto de partida do desenvolvimento infantil, como por exemplo a inteligência, não aparece pronta, ambas evoluem ao longo do desenvolvimento, modificando de um período para outro, pois à medida que o individuo se desenvolve, as necessidades afetivas tornam-se cognitivas. Afetividade e inteligência são inseparáveis na evolução psíquica, pois mesmo com funções bem definidas, quando integradas permitem a criança atingir níveis de evolução cada vez mais elevados.

Seguindo os pressupostos anteriormente descritos pode-se apontar que a afetividade e sua relação com o desenvolvimento cognitivo infantil é algo determinante para a prática educacional. Apreender sobre o funcionamento das emoções e suas manifestações em sala de aula é um instrumento extremamente poderoso, pois proporciona à escola perceber o aluno em sua totalidade.

Em síntese, para se obter resultados satisfatórios no desenvolvimento infantil é necessário preparar um ambiente favorável para a criança desenvolver suas relações e consequentemente desenvolver também suas funções cognitivas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: