A influência da emoção no desempenho escolar e a atuação da Psicopedagogia

por                      Patricia Villela

Juliana F. Cecato

Daniel Bartholomeu

José M. Montiel

A emoção pode ser compreendida como uma ponte que liga entre a vida orgânica e à psíquica, ou seja, é a manifestação de um estado subjetivo constituída de fortes componentes orgânicos, que revela um estado fisiológico e efêmero. As emoções consistem em sistemas de atitudes que correspondem a uma determinada espécie de situação. Existe relação entre tônus e emoção, uma vez que, o aparelho muscular recebe e sinaliza as impressões afetivas do bebê, e serve como veiculo de comunicação das emoções. Mesmo sendo um fato fisiológico, a emoção também tem um caráter social, podendo ser modificada e transformada nas relações sociais, ou seja, nas trocas e interações com outro.

A presença da emoção implica em redução das capacidades cognitivas do indivíduo, assim, desconhecer as emoções ou a falta de habilidade para lidar com elas, traz sérios danos para ao individuo em suas diferentes relações. Muitos autores descrevem como um estado de total contágio entre os indivíduos, e que quando este individuo apresenta déficits nesta habilidade/função ocasionam inúmeros prejuízos em diversos aspectos da vida, consequentemente perdem o controle da situação cotidianas.

Em síntese, aprender sobre o funcionamento das emoções é fundamental como uma maneira de assegurar competências, especialmente em relações sociais, isto é, podendo organizar melhor suas ações e atender às reais necessidades cotidianas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: