Alimentação na Melhor Idade

 por           Cristiane Machado Godoy

Juliana F. Cecato

José M. Montiel

Daniel Bartholomeu

Alimentação é um tema que interessa a cada dia mais pessoas, pois além de ser a base da saúde, em algumas fases da vida adquire características especiais, uma delas é na infância e a outra é na terceira idade. Com o avançar da idade a composição corporal varia, há diminuição de massa muscular e aumento de tecido gorduroso. Por outro lado, a perda de massa óssea dá lugar à aparição de osteoporose e consequentemente um aumento no risco de fraturas, dificultando a mobilidade e comprometendo a qualidade de vida do idoso. Nesta fase, também é comum o aparecimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sendo caracterizado por um período onde se deve dar mais atenção à alimentação.

Outro fator importante é o cuidado com a boca, em especial com a perda de dentes e a substituição destes. A dificuldade na mastigação, aliada a diminuição do apetite por gastarem menos energia, acabam fazendo com que o idoso elimine alimentos de difícil mastigação promovendo então carências nutricionais. O gosto, o olfato e a visão podem estar debilitados dificultando o consumo e o  preparo dos alimentos,o que pode levar ao estado de desnutrição. De um modo geral, alguns cuidados com a alimentação podem gerar muitos benefícios ao idoso e, principalmente uma boa qualidade de vida, são esses:

– A alimentação deve ser variada e rica em fibras. As hortaliças, legumes, frutas e pães integrais, além de melhorar o funcionamento intestinal, ajudam a controlar peso, níveis de glicose e colesterol sanguíneos. Preferir hortaliças fortemente coloridas: verde-escuro, amarelo ou alaranjado, são fontes de vit. A, C e ác fólico. Consumir frutas com casca e bagaço sempre que possível.

– Promover o consumo de ovos, pois eles são uma fonte de proteína de alto valor biológico, fácil preparação e degustação, salvo se os níveis de colesterol estiverem altos. Os peixes são também uma ótima fonte de proteína, absolutamente necessária para uma boa regeneração celular. Alguns deles como a sardinha, o atum e o salmão oferecerem ácidos graxos ômega 3 que comprovadamente ajudam a diminuir o colesterol “ruim” (LDL) e aumentar o colesterol “bom” (HDL), o que protege o coração.

Consumir grãos como feijão, lentilha, grão de bico também fornecem proteína, assim como amendoim, nozes e castanhas.

– Em uma dieta equilibrada não deve faltar o consumo de leite e derivados magros, pois fornecem o cálcio, magnésio e vitamina D necessários para uma correta mineralização óssea, evitando assim o desenvolvimento de osteoporose. Banhos de sol em horários adequados também ajudam a fixar o cálcio nos ossos.

– O consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas deve ser evitado, como de carnes gordas, frios, embutidos, queijos gordos, produtos industrializados e frituras. O azeite de oliva é saudável, mas a quantidade não deve ultrapassar a 2 colheres de sopa ao dia.

É prudente salientar que o consumo de açúcar e sal deve ser moderado. Eles estão presentes em grande quantidade nos alimentos industrializados como bolos, bolachas, enlatados e em conserva. Dar preferência aos produtos elaborados com cereais integrais como pães e torradas é fundamental, tendem a ocasionar problemas significativos tais como:

– A desidratação é frequente nos idosos, portanto deve-se estimular o consumo de 1,5 a 2 litros de líquido ao dia como água, chás, sucos e sopas.

– O consumo de alimentos frescos deve ser priorizado, pois garante a oferta de micronutrientes como vitaminas e sais minerais, evitando carências nutricionais.

– É importante que a alimentação diária seja dividida em 5 a 6 pequenas refeições, pois além de ajudarem o sistema digestório, oferecem oportunidade de variar a alimentação.

– Atividade física diária moderada é uma excelente recomendação, porque ajuda a manter o peso ou diminuí-lo caso seja necessário e também ajuda a manter a massa óssea.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: