Hula-hula, só que não

por Laís Semis

Jack Johnson

No meio do Oceano Pacífico, o arquipélago do Havaí, além das ondas, parece agregar uma brisa especial também para a música. Pelo menos parece que o cenário a que pertence e Jack Johnson são indissociáveis.

O som acústico, a voz mansa, as letras lotadas de romantismo desses de tirar os pés do chão. Até porque Jack Johnson sempre foi muito mais de estar sobre as águas. A paisagem compõe muito mais que a leveza com que as músicas se desenrolam. Antes de fazer do violão seu companheiro, Jack Johnson era surfista. Ainda aos quatro, ele começou a pegar ondas até que um acidente aos 17 mudou o rumo da vida. Embora a paixão pelo esporte não tenha deixado de existir e nem de ser praticada, ele passou a se dedicar a música; compondo. Jack não queria ser surfista profissional, mas também não acreditava muito numa carreira ao lado de seu violão. Então, decidiu ir pra Faculdade de Cinema, onde produziu documentários sobre surf com trilha sonora composta por ele mesmo.

Foi com a ajuda de Ben Harper e com o sucesso das músicas entre o circuito surfista que ele foi se convencendo de que poderia juntar o seu material produzido para o documentário “Sessions” e transformá-lo em seu álbum de estreia “Brushfire Fairytales” (2002). O apoio de Bem Harper ao amigo levou Jack Johnson ao sucesso ao abrir os shows da turnê de Harper. O auge veio em 2005, quando o disco “In Between Dreams” fez diferentes hits chegarem aos primeiros lugares das paradas da Austrália, Canadá e Estados Unidos.

As capas reforçam o gosto; dos 5 álbuns de estúdio lançados pelo músico, 3 contam com sombras de tranquilidade compondo a paisagem. Os clipes contemplam o ambiente das areias claras, pranchas, azul do oceano de fundindo com o céu, o verde, a vida. E Jack Johnson segue tranquilo com seu folk caminhando pela praia; debaixo de um braço o violão e, do outro, a prancha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: