Sou do mundo, sou Minas Gerais

Por Laís Semis

milton 700

Milton Nascimento é uma das figuras mais reconhecidas da MPB no mundo inteiro. Apesar de ser natural do Rio de Janeiro, mudou-se muito cedo para Minas, onde se criou e se fez mineiro de coração – intitulou um disco com o nome do estado, cantou sobre os trilhos que o ligavam ao porto ao mar, sobre os tambores de lá, cantou que era Minas Gerais.

Ao lado de Fernando Brant compôs sucessos que ganharam o mundo, que foram parar na voz de Peter Gabriel e de parceiros e grandes nomes da Música Popular Brasileira. Milton Nascimento tem uma discografia de simplesmente 40 álbuns (entre os de estúdio e os ao vivo) e já cantou em mais de 300 cidades do mundo.

Desde muito cedo estabeleceu contato com a música. Sua mãe adotiva era professora de música, enquanto seu pai era dono de uma estação de rádio.  Aos 2 anos ele ganhou seu primeiro instrumento: uma sanfoninha. Antes dos 13 viria outra sanfona, uma gaita e um violão, mais ou menos a mesma época em que forma seu primeiro grupo musical, o “Luar de Prata” que se tornaria “Milton Nascimento e Seu Conjunto” e se apresentaria por algumas cidades próximas da que morava.

Mas o engate na trajetória musical viria mesmo junto com a mudança de Três Pontas para a capital do Estado, quando, pelo Clube da Esquina, ao lado de encontros com Brant, Beto Guedes e Lô Borges surgiram canções como “Para Lennon e McCartney” e um novo movimento da música brasileira. A partir daí foi ganhar o mundo.

Paralelo à carreira de cantor e compositor, em 2002, criou o selo “Nascimento”, que além de produzir seus próprios projetos, lançou artistas novos no mercado, como Marina Machado e Pedrinho do Cavaco.

E hoje, tantos discos e anos depois, ainda permanece o que Elis Regina disse uma vez: “se Deus cantasse, seria com a voz de Milton Nascimento”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: