Situação atual e desafios do TaeKwon-Do Tradicional no Brasil

por Armando Vivas

Quando vejo a quantidade de eventos, Campeonatos ou Seminários que são realizados em todo Brasil pelas diferentes Organizações de TaeKwon-Do ITF, fico pensando em duas coisas: por um lado o grande potencial que têm o TKD tradicional para se desenvolver e crescer, e o muito que ainda há para fazer em prol desse desenvolvimento. E ao mesmo tempo a grande dispersão e divisão que se vive dentro deste universo ITF.

Organizações que não se reconhecem umas as outras. Mestres, Instrutores e dirigentes que praticamente não tem relacionamento entre si. Se uma determinada Organização realiza um evento, é muito comum que se ditem diretivas expressas que proíbem convidar a escolas que não pertencem a essa organização. E outras vezes também o contrário: proibição de participar de um evento organizado por outra escola ou Federação.

Essa é uma realidade tão inegável como prejudicial para aquilo que todos os que amamos esta Arte desejamos: o desenvolvimento e fortalecimento do TaeKwon-Do ITF no  Brasil.

Faz pouco tempo, em abril deste ano na cidade de Louveira, Estado de São Paulo se realizou um Campeonato que foi uma verdadeira exceção a esta regra. Estivemos presentes escolas que pertencem a três Organizações: FBT, OBTI, e ITF Masters. E esse Campeonato, que foi organizado por Sabum Nim Eduardo Godoi e sua Escola, a Ch’ang Hon Ryu, foi um exemplo palpável de que sim é perfeitamente possível realizar eventos abertos a todos os que trabalham dentro do nosso estilo, independentemente de com quem estejam alinhados nesse momento.

A 1a. Copa Louveira de Taekwon-Do Tradicional reuniu representantes de três federações internacionais e de cinco associações brasileiras (abril de 2013).

A 1a. Copa Louveira de Taekwon-Do Tradicional reuniu representantes de três federações internacionais e de cinco associações brasileiras (abril de 2013).

Mas esse foi um Campeonato modesto, tão modesto que nem sequer mereceu algum comentário por parte de alguma autoridade ITF dentro de Brasil.

Agora imaginemos o impacto que significaria organizar cada tanto um grande Campeonato Aberto á participação de todas as organizações e escolas que queiram fazer parte dele. Campeonatos ou eventos que poderiam se realizar por exemplo no Rio ou em São Paulo, só para nomear dois estados chaves. Isso teria um efeito benéfico para todos, eventos dessa importância poderiam atrair até a atenção da mídia  especializada, e sua repercussão seria muito maior sem dúvidas.

Particularmente, nós da UBT (União Brasileira de TaeKwon-Do) , não temos problema nenhum em participar de qualquer evento ao quais sejamos convidados, sempre que estiver ao alcance de nossas possibilidades.

Logotipo da União Brasileira de Taekwon-Do ITF, presidida pelo Sabum NIm Armando Vivas (6o. Dan).

Logotipo da União Brasileira de Taekwon-Do ITF, presidida pelo Sabum NIm Armando Vivas (6o. Dan).

Mas o que eu vejo não é uma tendência crescendo para esse lado, se não o contrário: parece que prevalece a divisão, as disputas, e a dispersão.

Está claro que cada Escola ou organização tem todo o direito de procurar o caminho que considere seja o melhor para seu próprio desenvolvimento e crescimento, mas isso não deveria ser um impedimento para tentar produzir e manter um relacionamento produtivo e respeitoso com o resto das organizações e dirigentes, o que derivaria sem dúvida nenhuma em benefício para todos.

Nós, na medida de nossas possibilidades continuaremos insistindo na necessidade de abrir e cultivar a perspectiva de construir um TaeKwon-Do de relacionamento mais aberto, de reconhecimento e respeito mútuo entre dirigentes e organizações. Um TaeKwon-Do acorde as exigências e possibilidades de nosso presente neste século XXI.

Sabum Nim Armando Vivas (6o. Dan)

União Brasileira de Taekwon-Do ITF
Rua Domingos de Morais, 1458 – Vila Mariana- São Paulo – SP – telefone: (11) 5539 4029

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: