Eduardo Godoi

Professor de Ensino Médio, de Engenharia e de Taekwon-Do

No segundo semestre de 1991, em meu primeiro ano como aluno do curso de Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), eu tive o meu primeiro contato com o Taekwon-Do através das aulas do Boosabum Júlio Gavião (2o. Dan ITF). Foi uma experiência tão marcante que, em toda a minha carreira docente, seja como Professor de Física, de Matemática ou de Química no Ensino Médio, seja como Professor nos cursos de Engenharia, eu sempre tive como meta ser para os meus alunos um EDUCADOR como o Prof. Júlio José Gavião de Almeida. Embora eu não tenha dado continuidade a minha prática da arte marcial durante alguns anos (1992, 1993 e 1994), sempre cuidei com muito carinho da possibilidade de retomar os treinos.

Em março de 1995, incentivado pelo meu irmão, o Boosabum Giovani Godoi (2o. Dan ITF), abracei, definitivamente, o Taekwon-Do como parte integrante da minha vida. É importante destacar que, desde então, desenvolvo em paralelo e com muitas intersecções e contribuições mútuas, as minhas carreiras como Docente e como Artista Marcial. Neste retorno ao Taekwon-Do, conheci o meu guia definitivo, conduzindo-me até agosto de 2010 por entre árduos caminhos: o enorme conhecimento sobre o Taekwon-Do e, principalmente, a paciência do Sabum Nim Ricardo Ramírez (5o. Dan ITF) garantiram o meu desenvolvimento técnico e disciplinar.

Ainda sob a égide do Taekwon-Do Harmonia e da Federação Brasileira de Taekwon-Do ITF, comecei a lecionar também o Taekwon-Do no município de Louveira-SP, no dia 7 de março de 2006. O enorme sucesso alcançado nesse período em que atuei filiado ao Taekwon-Do Harmonia deve muito à supervisão do Sabum Nim Ricardo Ramírez, à forte atuação do Boosabum Giovani Godoi e ao valoroso apoio técnico do Boosabum Eduardo Santos (2º. Dan WTF) e do Prof. Allan Zotto (Boxer). Destaco, com maior relevância ainda, o incentivo recebido de todos os alunos, pais e responsáveis que conheceram o nosso Do Jang. A gestação da associação Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil começou no dia 12 de agosto de 2010, quando eu comuniquei ao meu Instrutor, o Sabum Nim Ricardo Ramírez, o meu afastamento do Taekwon-Do Harmonia e da Federação Brasileira de Taekwon-Do ITF, instituições às quais estive filiado durante mais de quinze anos e onde aprendi um Taekwon-Do de altíssima qualidade.

O Taekwon-Do, ao longo destes meus anos, acumulou muitos significados e representações. No geral, destaco duas contribuições suas para a minha formação: desenvolveu a minha auto-confiança e ensinou como conviver, de forma serena, com as dores físicas e “espirituais”.

Hoje, além de todas as alegrias que os meus estudantes me trazem (no Do Jang, no Ensino Médio e no Ensino Superior), felicita-me sobremaneira ver o enorme sucesso do Sabum Nim Ricardo Ramírez e do Taekwon-Do Harmonia. Em particular, orgulho-me muito do trabalho desenvolvido pelo meu irmão, o Boosabum Giovani Godoi, em Jaguariúna-SP (Taekwon-Do Jaguar) e do forte apoio que recebo da minha  esposa, a Lidiany Godoi: ela é a musa que inspira os meus dias e que equilibra os meus arroubos e atos. Registro, também, a minha gratidão à Sabum Nim Ednéia Vidoto (4o. Dan ITF) e ao Sahyun Nim Djalma Santos (7o. Dan ITF), que tanto me ensinaram sobre o Taekwon-Do durante inúmeras jornadas.

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro
%d blogueiros gostam disto: