Nutrição esportiva

por                   Cristiane Godoy

Daniel Bartholomeu

José Maria Montiel

Atualmente, o termo Nutrição Esportiva engloba muito mais do que orientação nutricional à atletas, visto que  um grande número de pessoas se exercitam regularmente e acabam se deparando com os mesmos desafios ” atléticos’’ como ganho ou perda de massa muscular, obtenção de mais força e resistência física  e melhoria da performance. Como ultrapassar estas barreiras somente com atividade física?  Desde os primórdios o homem vem testando alimentos para a melhoria de seu desempenho físico. Muito foi estudado e revelado que os diversos nutrientes desempenham papéis diferentes no organismo e que,  modalidades diferentes requerem um tipo de nutriente, no caso, um “combustível”específico.

Um atleta que compete em provas de curta duração e alta intensidade requisita uma fonte de energia imediata, diferente de um maratonista que precisa de energia para resistir a uma prova de mais de horas. Tanto o treino como a dieta tem que ser pensados para se atingir o objetivo.

A capacidade do organismo de extrair energia dos alimentos e transformá-la em movimento é dependente de escolhas alimentares adequadas, de estratégias nutricionais corretas como horários (alimentação pré e pós- treino), quantidade e tipo de alimentos, necessidade de suplementação enfim, a ciência da nutrição colocada em prática para obtenção de melhores resultados físicos, tanto para atletas de elite quanto para aqueles que buscam obter aptidão física, controle de peso e boa saúde.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: