Intolerância

por Eduardo Godoi

Prezados Leitores

Após a criação da World Taekwondo Federaition (WTF) a pedido do ditador sul-coreano Park, Jung-hee, em 1973, muito da estrutura do poder instalado na Coréia do Sul – incluindo o trabalho de seus embaixadores e dos agentes da Korean Central Inteligence Agency (KCIA) – é usado na tentativa de eliminar a existência da International Taekwon-Do Federation (ITF) e do General Choi, Hong Hi: são espalhados boatos sobre a dissolução da ITF e sobre a morte do seu fundador; há tentativas de sequestro e de assassinato do General Choi; Mestres e Instrutores sul-coreanos trabalhando em outros países são induzidos a trabalhar para a WTF através de propinas ou de ameaças à vida de seus parentes que permanecem na Coréia do Sul.

Embora tenha apoiado o golpe de estado que levou o generalíssimo Park ao poder, em 1961, o fundador da ITF afastou-se, aos poucos, do ditador e viu-se obrigado a emigrar para o Canadá, em 1972. Tornando públicas as suas críticas ao regime totalitário instalado em seu país, foi rotulado como um traidor.

Com o assassinato do General Park em dezembro de 1979, um novo ditador sobe ao poder na Coréia do Sul (o general Chun Do-hwan) e é responsável pelo massacre de civis na cidade de Kwangju: segundo a reportagem da BBC News (“The Kwangju massacre“), após o decreto de um nova lei marcial em 17 de maio de 1980, aproximadamente dois mil manifestantes são mortos pelas tropas governistas durante os protestos que se desenvolvem a partir do dia 18, passando o movimento de democratização a ser referido como “518” (May, 18). O trailer do filme ” May 18 – 화려한 휴가 “, sugestão do Sr. Luiz Carlos Silva (colaborador deste blog), dá uma pequena idéia desta chacina que foi abertamente condenada pelo General Choi, Hong Hi.

No início dos anos 80, para garantir a sobrevivência da International Taekwon-Do Federation (ITF), através da formação de Instrutores coreanos e da injeção de capital estatal, o General Choi firma uma sólida parceria com o governo da Coréia do Norte, o que lhe garante, além do muito dinheiro necessário para a publicação dos quinze volumes de sua enciclopédia Legacy, uma nova onda de disseminação do Taekwon-Do, com o envio de Instrutores coreanos certificados pela ITF para países capitalistas e, uma novidade, para países socialistas. Tal  sucesso, no entanto, rende ao General Choi e a toda a International Taekwon-Do Federation o reforço da pecha de “comunista”, o que, naquele momento histórico, não agrega um valor positivo à marca ITF nos países de economia de mercado.

É muito interessante o depoimento de um Instrutor de Taekwondo WTF, o finlandês Markku Parviainen, num seu artigo intitulado “The Dark Side of Taekwondo” e publicado num blog da revista Tae KwonDo Times. Ele nos conta de seu Mestre, um coreano combatendo fortemente o Taekwon-Do ITF:

“One funny example was how paranoid our Korean instructor was towards ITF taekwondo. He did all kind of accusations about ITF and how it was involved in international terrorism and how it was a Communist organization.

Durante uma visita do General Choi à Finlândia, há 30 anos atrás, Markku Parviainen e seus amigos foram ao local onde se realizava um campeonato nacional com a instrução de fotografarem todos os coreanos que se aproximassem do General Choi para que as imagens fossem entregues à embaixada sul-coreana. Somente mais tarde descobriram que o tal Mestre coreano trabalhava para a KCIA.

“I later found out that our teacher had very close connections to the Korean Secret Police and we were most likely providing some information to them.”

Prezados Leitores, quanto mais eu aprendo sobre a história das Coréias e sobre a história do Taekwon-Do ITF / Taekwondo WTF, mais eu considero a arte marcial que tanto amo como um legado cultural – extremamente complexo – da Guerra Fria.

Bons dias !!!

Boosabum Eduardo Godoi (3o. Dan)

Ch’ang Hon Ryu Taekwon-Do Brasil
Academia Shaolin – Louveira – SP
Rua Armando Steck, 294 – sala 2 – Centro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: